Sinagoga Abuhav



Sinagoga Abuhav
( Beit Haknesset Abuhav בית הכנסת אבוהב)

Uma de suas particularidades é que dentro do Aron Kodesh (Arca sagrada), está colocado um antiquíssimo e precioso Sefer Torá, escrito exatamente há 500 anos atrás, pela mão do próprio rabino Yitzchak Abuhav A Torá é 100% Kasher, apta para a leitura; e muitas lendas são associados a ele por suas forças espirituais ocultas.


Durante todos os anos, só é retirado e lido em apenas três ocasiões: Rosh Hashaná, Yom Kippur e em Shavuot. Outro rolo da Torá na sinagoga Abuhav, é o livro do rabino Solomon Ohana, um cabalista de Fez, Marrocos, que se mudou para Safed no século 16. A Bima está no centro e os bancos para a congregação são organizados em torno dele, como era costume em antigas sinagogas.



O interior da cúpula da sinagoga é decorada com representações de instrumentos musicais, que foram usados ​​no Templo de Jerusalém ( Beit Hamikdash ), os símbolos das tribos de Israel e quatro coroas, representando a coroa da Torá, a coroa sacerdotal, a coroa real e uma coroa única, a Safed: "a coroa da redenção iminente." A sinagoga foi reconstruída duas vezes desde a sua criação, em ambas as vezes devido a terremotos.

A primeira vez foi em 1759, quando um grande terremoto quase destruiu Safed. O segundo terremoto, em 1837, matou milhares de judeus e destruíu Safed. A sinagoga foi reconstruída e dedicada em 1847. Os anciãos de Safed acreditam que pelo mérito da sua santidade tremendo, a parede da sinagoga que contém as Arcas Santas permaneceu intacta, sobreviveu ao grande terremoto de 1837, e as arcas santas não sofreu qualquer dano.